Extraordinário

Extraordinário, conta a história de August Pullman, um menino que nasceu com uma síndrome genética que o deixou com uma severa deformidade facial, fazendo com que ele passasse por diversas cirurgias. Tudo que ele queria era ter um rosto comum, que pudesse sair sem ser notado.
“ A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim enxerga dessa forma”.
 
August mora com seus pais e sua irmã, Via, que fica muito irritada quando as pessoas tem alguma reação grosseira.
“(Via) Ela não acha que eu seja comum. Diz que acha, mas, se eu fosse comum, ela não precisaria me proteger tanto. Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu”.
 
Logo no início, August nos conta que iniciará o quinto ano e até então, ele nunca tinha ido à escola. Durante o decorrer do livro vamos acompanhando o August nessa jornada. Sabemos que a escola é uma experiência que amedronta, que as crianças podem ser cruéis, ainda mais neste caso, devido à síndrome que o August porta.
Ao longo do livro vamos acompanhando a sua adaptação à escola, suas dificuldades, mas também o nascimento de verdadeiras amizades e muitas lições. O livro tem muitas passagens emocionantes. O August terá que provar a seus colegas que “não se deve julgar um menino pelo rosto”.
“É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante”.
 
Além da narrativa do próprio August, R.J. Palacio expôs a história do ponto de vista da Via, sua irmã, da Summer que é uma das primeiras amigas que ele faz ao chegar à escola, do Jack e do Justin (ambos seus colegas de escola) e da Miranda, que é a miga da Via e que conhece o August desde pequeno, e nutre um amor fraternal por ele.
“Acho que deveria haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida”.
 
A leitura é leve, os capítulos são pequenos e como já mencionei, o livro é cheio de lições e tem um final emocionante.
“ … deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem… construímos com memórias em vez de pedra”.
No site da Intrínseca você pode, conhecer mais sobre o livro. Tem o primeiro capítulo disponível para leitura, sobre a autora e atem até o booktrailler, que já disponibilizei aqui em outro post.
Vocês vão se encantar com o mundo de Extraordinário.
————————————–
August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

 

 Título: Extraordinário
Autor: R. J. palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-301-5
Páginas: 320
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s